quinta-feira, 25 de junho de 2015

Grand Theft Auto

Grand Theft Auto V foi um dos melhores jogos da geração passada, com seu roteiro 
fantástico, atuação de primeira e jogabilidade realmente cinematográfica, ele mostrou como um jogo de mundo aberto deve realmente ser feito.

E em sua versão remasterizada para o PS4 e Xbox One, GTA V vem mostrar que é muito mais do que só uma roupa nova em jogo antigo. Todos os extras que ele traz, o modo em primeira pessoa que praticamente transforma ele em um novo jogo, a atualização do visual desse que já era um jogo lindo e a possibilidade de importar o seu personagem do GTA online para a nova geração e aproveitar todas essas novidades, faz de GTA V um dos melhores jogos do ano por dois anos consecutivos.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-10b


Bem-vindo a Vinewood

Grand Theft Auto V conta a história de três personagens
Grand Theft Auto V conta a história de três personagens – Michael, o gangster aposentado com uma família completamente disfuncional que vive das glórias do passado. Franklin, um jovem suburbano que quer mudar o estilo de vida e se tornar realmente alguém em Los Santos, além de apenas um moleque de gangue. E Trevor, o traficante de drogas psicopata altamente imprevisível, que é praticamente uma bomba relógio.

GTA V introduziu na série em setembro do ano passado essa formula de controlar 3 personagens durante o modo história, ao invés de apenas um como era comum em outros jogos da franquia. E essa novidade é muito bem-vinda.

Além de variar bastante o modo que a história é contada, a possibilidade de se jogar com 3 personagens completamente distintos faz com que você possa de certo modo assumir melhor a personalidade de cada um e se assimilar. Franklin é o cara do gueto, ele entende de carros, é o piloto de fugas da equipe, logo faz mais sentido fazer corridas de rua ilegais com ele. Michael é o atirador nato, e o rapaz que está tentando convencer a si mesmo que é uma boa pessoa, sendo o personagem ideal para ajudar pessoas em necessidade nas ruas.

E o Trevor? Ele é o espirito de GTA incorporado em uma única pessoa, ele é caótico, ele gosta de causar confusões, ele mata indiscriminadamente sem remorso, ele é o personagem ideal para criar uma zona de guerra sem se sentir mal por isso.

Jogar com 3 personagens completamente distintos faz com que você possa de certo modo assumir melhor a personalidade de cada um

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-11

A personalidade distinta desses personagens é o tempero ideal para a história do jogo, e é um dos motivos que faz ela ser tão satisfatória. Com momentos de ação pura, momentos de tensão e o mais importante, durante praticamente todo o jogo: momentos genuinamente engraçados. GTA V é como um retorno a diversão sem limitação da realidade, que foi o marco do quarto jogo, que contava a história de um perturbado Niko Belic, com uma trama extremamente pesada e até deprimente em algumas partes.

GTA V conta com uma das histórias mais interessantes da série até o momento
Resumindo, GTA V conta com uma das histórias mais interessantes da série até o momento, com um valor de produção de deixar filmes grandes de hollywood com inveja, e um fator replay muito grande, principalmente por conta das Heists (os assaltos de alto escalão) no qual você sempre tem duas escolhas de como realizar as operações.


Los Santos, mais bela do que nunca

Antes de começar a falar dos gráficos de GTA V, vale lembrar que mesmo na geração passada, ele já era um jogo extremamente bonito, e que agora está ainda melhor.

É notável a diferença. Todas as texturas estão bem mais vívidas e detalhadas, e isso pode ser percebido com muito mais facilidade ao entrar em modo de primeira pessoa. Você consegue ver detalhes que antes não era possível. Certas placas, por exemplo, e embalagens de produtos eram em baixa resolução na geração passada, pois além de limitações dos consoles, o único modo de se ver esses detalhes era com um zoom na câmera ou pelo escopo de um rifle de precisão. Agora todas essas texturas estão em alta resolução, dando muito mais vida para os cenários, e te possibilitando assim aproveitar melhor o jogo em primeira pessoa.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-03

Todas essas texturas estão em alta resolução, dando muito mais vida para os cenários

Outros efeitos também foram melhorados, a chuva agora é muito mais realista, e as poças de água que se formam conforme começa a chover são altamente convincentes. O efeito de luz do sol também está incrível, sem comparação com as versões anteriores. O oceano está belíssimo, com ondas bem mais bonitas que antes. A grama está muito mais bonita e proeminente, com jardins que realmente parecem ter vida.

O campo de visão foi expandido, sendo possível ver além do que já era possível. Além disso agora você também tem foco inteligente, que mantém o seu alvo a vista e faz um efeito de desfoque no fundo, que é muito bonito mas pode atrapalhar em partidas online, onde o ideal é ter visualização de tudo em todos os momentos, por sorte ele pode ser desativado a qualquer momento.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-12Os carros são um espetáculo à parte, quase todos eles receberam um bom trato, para ficarem com cara de next gen. A carenagem dos carros está mais bonita do que nunca, com reflexos de objetos e de luz mais caprichados, principalmente quando você está usando uma cor metálica. E com a inclusão do modo em primeira pessoa, todos os interiores dos carros do jogo receberam um tratamento, e é notável o quão caprichados eles ficaram.

Cada carro tem o seu próprio interior, todos com detalhes que valem a pena serem mencionados: O painel agora mostra se as lanternas do carro estão ligadas, desligadas ou com luz alta, o rádio realmente mostra qual estação você está escutando e qual o nome da música que está tocando, e em alguns casos tem até porta copos ou cigarros no veículo.

Mas nem tudo está tão bem trabalhado, os interiores das portas por exemplo não contam com maçanetas em 3D, elas são apenas texturas, e em alguns casos é fácil notar isso. Os espelhos também não mostram um reflexo em alta definição, apenas serve como um guia do que tem atrás para você. Mas considerando que o jogo conta com mais de 250 veículos, todos com interior personalizado, são pequenos problemas que podem ser ignorados. Ah, e você pode colocar neon colorido em baixo dos carros agora, que é bem bacana.

E dessa vez o modo online não ficou de fora! Uma das primeiras coisas que você notava ao jogar GTA online na antiga geração, era como os gráficos ficavam bem mais simplificados em comparação ao modo single player, o que não é o caso aqui. O modo online agora está tão bonito quanto o Single Player, e todos os carros que você pagou uma fortuna estão tão bonitos quanto os que o Michael dirige por ai.

Enfim, o jogo que já impressionava, ficou bem mais bonito…


analise-finalboss-grand-theft-auto-v-05
Cenários estão cheio de detalhes


Mas o que tem de novo?

E o jogo não conta apenas com melhorias gráficas, a versão remasterizada tem outras novidades que transformam completamente a sua experiência, essas são algumas das novidades:


Ação em primeira pessoa

Uma das grandes novidades desse jogo é o modo em primeira pessoa, ele transforma o seu jogo de tal maneira que é como se você estivesse jogando um jogo novo.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-09analise-finalboss-grand-theft-auto-v-08Algo similar já foi feito na geração passada por meio de mods. Lá era possível jogar em primeira pessoa e até dirigir dessa maneira, porém em alguns casos era inviável por conta da baixa qualidade de texturas – principalmente dentro de carros – e por conta do jogo não ser otimizado para isso.

Dessa vez o modo em primeira pessoa está nativo no jogo, e é altamente otimizado para fazer a experiência ser não só viável, mas até recomendável para alguns jogadores. O sistema de controles é adaptado quando você está em primeira pessoa, e com isso você pode se mover enquanto mira com um rifle de alta precisão, dirigir com visão de cockpit e até jogar granadas sem precisar mudar de arma.

Você tem também diversas opções para melhor adequar a sua necessidade. Você pode jogar com o modo de mira clássico onde você trava a mira automaticamente no inimigo mais próximo ao segurar L2/LT, deixar ela só levemente auxiliada pela mira automática ou deixar ela completamente livre.

Outra opção é o campo de visão, você pode ajustar ele para aumentar o seu ângulo horizontal de vista, o que é essencial para muitos jogadores em jogos de tiro, apesar de ser uma opção raramente presente em consoles.

Você pode também pegar cobertura, mesmo em primeira pessoa, e caso ache difícil enxergar o adversário dessa maneira, pode configurar para que ao entrar em cobertura, a visão vá para terceira pessoa para facilitar a sua visualização.

A cabeça do personagem também se move dependendo das ações que você estiver fazendo
A cabeça do personagem também se move dependendo das ações que você estiver fazendo, deixando o jogo mais imersivo. E caso essa opção de movimentação da cabeça te atrapalhe ou cause náuseas, é possível desabilitar ela também. Vale mencionar que os acessórios que você estiver usando na cabeça também aparecem na sua visualização, como bordas de um capacete ou o escurecimento de uma lente de óculos, a atenção a detalhes é absurda.

As armas estão bem caprichadas, e ao personalizar elas com um escopo, é possível mirar utilizando ele, caso você queira.

Ao jogar em primeira pessoa, é possível sentir o impacto que cada arma tem, e de certo modo até o seu peso. Enquanto utilizar uma pistola de deixa mais ágil apesar de ter pouco poder de fogo, com uma espingarda calibre 12 é possível sentir cada tiro e o quão poderosa ela realmente é em curto alcance.

Ao jogar em primeira pessoa, é possível sentir o impacto que cada arma tem, e de certo modo até o seu peso

Também é possível dirigir em primeira pessoa, e não é apenas uma câmera interna mudando a perspectiva, a física da direção também sofre uma pequena alteração para deixar o jogo mais próximo de um jogo de corrida arcade. Atirar de dentro do carro também é possível, mas é bem mais complicado do que em terceira pessoa, já que não só você tem que tomar cuidado com a direção, como também com a sua mira.

Dirigir em primeira pessoa é definitivamente mais desafiador
Apesar de deixar o jogo mais imersível, dirigir em primeira pessoa é definitivamente mais desafiador. Mas caso você deseje jogar a pé em primeira pessoa e dirigir em terceira, basta mudar a câmera ao sair de um carro que o jogo salva a sua preferência, imediatamente mudando entre primeira e terceira pessoa ao entrar e sair em um veículo.

Jogar em primeira pessoa muda muito o jogo, e em certos casos parece até que você está jogando um jogo completamente novo, o que por si só já faz valer completar mais uma vez o modo história.


analise-finalboss-grand-theft-auto-v-13

GTA Online, o bom e velho caos, agora mais pessoal

O modo online também sofreu algumas alterações, como a possibilidade de até 30 jogadores poderem se conectar no mesmo lobby, o que já vai garantir que a zona seja ainda maior.

E você não precisa começar um novo personagem, caso já tenha um na geração passada, basta criar uma conta no social club, associar a sua conta da PSN ou Xbox Live e transferir ele para a nova geração na sua plataforma de escolha. Mesmo que você tenha jogado no 360 na geração passada, é possível continuar o seu progresso do online no PS4 caso você queira, e tudo que você tinha no seu personagem será transferido, com exceção de dinheiro comprado em certa plataforma, esse só poderá ser passado para outra plataforma da mesma empresa.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-01
Dupla de larápios desde da antiga geração

Ao transferir o seu personagem, você vai notar que também poderá mudar a aparência dele, e apesar de continuar usando aquele sistema falho de parentes da geração passada, agora você pode mexer em características em particular e deixar o seu personagem com a sua cara.

Você também pode jogar em primeira pessoa no online
Assim como no modo single player, você também pode jogar em primeira pessoa no online, e melhor ainda, pode decidir se quer entrar em salas onde os jogadores jogam com um tipo de câmera travada, ou com ambas disponíveis, para evitar ficar em desvantagem em um tiroteio.

Foram adicionadas também algumas missões onde é possível jogar com os 30 jogadores mencionados acima, que são ideais para clãs.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-07

As melhorias gráficas também estão presentes no modo online, e tudo está mais bonito do que nunca.

O seu celular agora é personalizável, além dos toques que já eram possíveis serem alterados, você também pode selecionar um papel de parede diferente e um tom de cor, as opções ainda são poucas, mas é muito provável que mais conteúdo para o celular possa vir em atualizações.

Além de personalizar o seu visual, você também pode selecionar um estilo de caminhada para o seu personagem. Ao entrar no menu rápido, existe uma opção de mudar o modo que o seu personagem anda, que pode ser mais durão ou afeminado como você preferir. Assim como no celular, as opções ainda são poucas, mas levando em consideração a quantidade de ações que foram adicionadas em atualizações, é plausível que o estilo de caminhada também receba mais conteúdo mais pra frente.



analise-finalboss-grand-theft-auto-v-02Zoológico metropolitano

Uma das novidades bem vindas foi na vida selvagem de Los Santos. Foram adicionados mais animais na versão da nova geração, como orcas, gatos, novas raças de cachorros, golfinhos e muito mais. E o mais interessante, ao ingerir uma certa planta que está espalhada pelo mapa, você se torna um animal e pode explorar a cidade a vontade!

Essa é provavelmente uma das adições mais sem noção do jogo, mas que é incrivelmente satisfatória, principalmente quando você toma a forma de um pássaro, e pode voar pela cidade e fazer os carros alheios de sua toalete.

Infelizmente animais ainda não foram adicionados a porção online do jogo.


Ao ingerir uma certa planta que está espalhada pelo mapa, você se torna um animal e pode explorar a cidade a vontade!


Mais músicas na programação

As rádios de GTA V já tinham centenas de músicas em suas dezessete estações, e com essa remasterização para os consoles de nova geração, foram adicionadas mais uma centena de novas músicas.

E foram incluídas bandas de peso, com músicas famosas na programação, como por exemplo: Kansas – Carry on my wayward sonBackstreet Boys – I want it that wayGorillaz – Feel good inc, INXS – New Sensation, Maroon 5 – Moves like Jagger, entre outras.

Infelizmente não foram adicionadas novas rádios, porém a variedade de estilo musicais das já existentes dão para o gasto.

analise-finalboss-grand-theft-auto-v-04

Novidades no PS4

Antes de iniciar esse parágrafo, vale mencionar que fizemos a análise da versão de PS4 do jogo, e nela tem alguns pequenos detalhes que utilizam as características do controle da Sony. São detalhes pequenos, mas que dão toda uma personalidade ao jogo.

Por exemplo, quando você está sendo caçado pela polícia, a luz no controle fica piscando vermelho e azul. Quando você está mirando com uma arma em primeira pessoa, ao deslizar o dedo para cima no touch pad, você lança uma granada, o que te dá uma vantagem enorme em um mata-mata contra jogadores em terceira pessoa. Essa ação pode ser realizada também no controle do Xbox One, apertando para a esquerda no d-pad.

Dentro do carro, você pode trocar de armas ao deslizar o dedo no touch pad
Dentro do carro, você pode trocar de armas ao deslizar o dedo no touch pad para a esquerda e direita, e trocar de estação de rádio deslizando para cima e para baixo. Outro detalhe ainda são as ligações recebidas do celular, que o áudio sai primariamente do controle.

Uma outra novidade muito bem-vinda é o remote-play, ao assumir o controle do PS4 com o Vita, você pode jogar GTA V na tela do portátil. O jogo controla bem com o Vita, e o mapeamento dos botões é bem feito e não sofre tanto com a falta do R2 e L2 do portátil, porém a resolução de 1080p que é uma benção na TV, se mostra um pouco difícil de se enxergar textos na telinha de 6” do Vita.


analise-finalboss-grand-theft-auto-v-06

Novas missões e veículos para veteranos

Quem já jogava GTA V na geração passada, recebeu nessa geração alguns outros incentivos, como o retorno do Dodo, o amado avião impossível de se controlar no GTA III, agora não só facilmente controlável, como também a prova d’agua. Outro veículo exclusivo é o Duke O’ Death, um carro muscle inspirado nos veículos do filme Death Race, entre outros veículos exclusivos.

Quem já jogava GTA V na geração passada, recebeu nessa geração alguns outros incentivos

Além dos veículos, os jogadores da antiga geração também vão ter acesso a missões exclusivas, e apesar dos desafios de fotografias de vida selvagem do Franklin não serem tão interessantes, os casos de assassinatos misteriosos inspirados em L.A. Noire do Michael já valem por si só.


Testo orginal: márcio vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário