Super Stardust Ultra é a nova versão do clássico da Housemark Games e ele veio para ser a versão definitiva do jogo para os jogadores de PS4, trazendo jogabilidade frenética com foco em altas pontuações e reflexos rápidos. Mas será que ele entrega essa promessa?
Jogo moderno para jogador old-school


Super Stardust Ultra é um twin stick shooter, ou seja, um jogo de tiro que utiliza os dois analógicos. Com o analógico esquerdo você move a sua nave ao redor da órbita do planeta que você está defendendo e com o analógico direito você atira na direção que estiver apontando. Esse esquema te dá uma autonomia de movimento em 360º, podendo andar em uma direção e atirar em outra, e melhor ainda, por apenas ter que segurar o analógico direito na direção que você quer atirar, evita com que você tenha que ficar pressionando repetitivamente um botão para atirar, o que normalmente acontece em jogos de naves, cansando o jogador rapidamente.
Além de poder se movimentar e atirar, você dispõe de bombas que eliminam tudo ao seu redor, mas por serem limitadas, o ideal é deixar elas para se livrar de situações onde você se vê cercado por adversários.
Outra mecânica interessante é o boost, utilizando ele, além de deixar a sua nave bem mais rápida durante um intervalo de tempo, te dá uma breve invencibilidade, também te auxiliando em momentos complicados.
A sua nave dispõe de 3 tipos de tiros, o tiro verde, o chicote de fogo e o tiro azul
A sua nave dispõe de 3 tipos de tiros, os tiros verdes que são ideais para destruir asteróides comuns, formados de pedra; uma onda de fogo que se assemelha a um chicote, ideal para destruir asteróides dourados; e um tiro azul que tem uma taxa de tiros mais alta e tem um maior alcance, apesar de ser mais fraco que o tiro verde, sendo o ideal para destruir os asteróides de gelo.
Ao destruir pedras verdes que estão dentro de alguns asteróides, você desbloqueia mais pontuação, ou em alguns casos um upgrade para a sua arma, esse upgrade fica flutuando na tela e vai mudando entre as suas 3 armas principais, te dando a escolha de qual arma você pretende melhorar. Ao melhorar o tiro verde, ele ganha mais velocidade e após alguns upgrades vai ganhando mais tiros, sendo possível chegar a um total de 4 projéteis por vez, formando um leque que facilita consideravelmente acertar inimigos e asteroides. O chicote de fogo ganha mais poder, ficando maior e com mais alcance. O tiro azul fica cada vez mais rápido e mais longo.
Os inimigos também reagem de uma maneira diferente a cada uma das suas armas
Além das fraquezas de cada asteróide, os inimigos também reagem de uma maneira diferente a cada uma das suas armas, por exemplo, existem algumas bolinhas verdes na segunda tela que atacam em conjunto, cercando a sua nave, e elas fogem ao você usar o chicote de fogo, sendo complicado acertar elas se você estiver jogando de uma maneira defensiva. E considerando que a segunda tela tem asteróides de ouro em abundância, você vai ter que mudar de arma com frequência para derrotar os inimigos e asteróides, o que adiciona um extra na dificuldade e estratégia do jogo.
Inclusive, por cada arma reagir de uma maneira diferente contra inimigos e asteróides, você vai ter que pensar bem quais upgrades pegar conforme vai avançando na tela, pois apesar de ser extremamente poderoso na primeira tela, o tiro verde não vai te ajudar muito na segunda, fazendo você decidir se vai subir o nível de ambas igualmente ou sacrificar o poder de uma agora para ter mais facilidade mais a frente.
Nove modos de jogo, mesma mecânica
Super Stardust Ultra tem 9 modos de jogo, porém eles são muito similares entre si, tendo quase sempre a mesma mecânica, só mudando a quantidade de vidas que você terá ou a dificuldade entre os modos.

» No modo “Arcade”, você deve passar 5 fases em cada planeta e no final enfrenta um chefão para avançar para o próximo planeta.
» No modo “Planeta” você seleciona qual quer jogar sem se preocupar em passar fase por fase.
» No modo “Sem Fim” você seleciona um planeta e pode jogar apenas para arrecadar pontos, sem se preocupar em passar fases;
» No modo “Sobrevivência” você vai fazer algo similar ao modo sem fim, porém com mais dificuldade e apenas uma vida;
» No modo “Bombardeio” você não tem armas para atirar, apenas bombas e por conta disso deve decidir quais são os melhores momentos para utilizá-las. No modo “Tempo” você joga em um planeta o mais rápido que puder;
» O modo “Impacto” é similar ao modo “Bombardeio”, porém aqui ao invés de bombas, você tem apenas o turbo para atravessar os inimigos e asteróides, e a cada inimigo que você destrói você recebe um pouco mais de tempo, te incentivando a pilotar a sua nave entre os adversários com precisão cirúrgica;
» No modo “Bloqueio” você joga até quando conseguir se manter vivo, mas dessa vez com uma trilha de pedras se formando atrás de você para dificultar a sua vida;
» E finalmente o modo de “Transmissão Interativa”, esse que provavelmente é o modo mais interessante de Super Stardust Ultra, aqui você joga fazendo uma transmissão no Twitch e os espectadores podem interferir na sua jogabilidade, mandando inimigos atrás de você nomeados a partir das pessoas que estão acompanhando a transmissão. Essa interatividade entre o Twitch e o jogo é inovadora e abre caminho para muita coisa legal em jogos futuros no PS4.
Você joga fazendo uma transmissão no Twitch e os espectadores podem interferir na sua jogabilidade, mandando inimigos
É sempre um extra ter diversos modos de jogo, mas no final de contas os que você vai se ver jogando constantemente são o “Arcade”, “Impacto” e a “Transmissão Interativa”, que são os únicos que parecem ser realmente diferentes do resto.
Visuais e sons de outra galáxia
O jogo não recebeu um upgrade gráfico muito considerável em comparação a versão de PS3, mas isso não quer dizer que não é perceptível que existe diferenças. Para começar, o jogo está rodando na belíssima resolução 1080p e em 60fps, o que deixa a ação tão fluída que qualquer morte é 100% culpa do jogador, não é possível jogar aquela desculpa básica de slowdown.
É notável que o poder extra do PS4 foi utilizado para colocar mais partículas
Além da resolução e taxa de frames, é notável que o poder extra do PS4 foi utilizado para colocar mais partículas na tela, e em alguns momentos você até nota uma similaridade de Super Stardust Ultra com o outro jogo da empresa no PS4: Resogun.
Com relação a sons, o jogo também faz bonito, com efeitos sonoros muito bons que te deixam bem imerso na ação do jogo. A trilha sonora é um espetáculo a parte, sendo possível selecionar qual estilo da trilha que você gostaria de ouvir enquanto explode asteróides e alienígenas no jogo, podendo selecionar entre a trilha original, clássica ou orquestrada.
A original segue nos padrões de Super Stardust HD do PS3, com ótimas músicas que misturam instrumentos clássicos e música eletrônica, sempre te deixando empolgado durante a ação frenética; A trilha original é composta de música eletrônica no estilo de jogos 2D do passado, com uma pegada que lembra bastante chiptunes; Já a trilha sonora orquestrada é o que você imagina, música de qualidade feita por uma orquestra profissional e que por incrível que pareça, se encaixa com perfeição com a jogabilidade de Stardust, sendo inclusive a minha escolha durante a minha jogatina.
Música de qualidade feita por uma orquestra profissional e que por incrível que pareça, se encaixa com perfeição com a jogabilidade de Stardust
E para poder aproveitar ainda mais as músicas do jogo, aconselho jogar com fones de ouvido, deixa a experiência ainda mais empolgante.
texto original: Silas Coelho
texto original: Silas Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário